sexta-feira, 18 de julho de 2008

Portas

 

5 portas de correr

Elas ganham cada vez mais versões e se consagram como uma ótima opção para integrar (ou separar) ambientes.

  1 - Marcenaria caprichada
Para dividir sala e escritório, a decoradora Christiane Laclau, do Rio de Janeiro, optou por uma versão com marcenaria caprichada em dois tons: os painéis (0,74 x 2,10 m cada folha) são de freijó lavado canelado e o puxador,de wengé. O trilho, suspenso, fica escondido entre a parede e o painel de madeira com acabamento de laca branca fosca, projetado especialmente para ocultar as folhas quando abertas.
Detalhe: no encaixe das peças, o recorte macho-e-fêmea, talhado na madeira, garante total vedação. Chique e discreto, o puxador (15 x 16,5 cm) se destaca com um rebaixo de 1,75 cm. Execução da Zuccolotto Marcenaria.

12

2- Leveza é o segredo dessa porta
Os arquitetos cariocas André Piva e Sylvia Zobaran montaram um escritório (4,25 x 3,30 m) dentro da sala de estar. Eles fecharam a área com três folhas de laca fosca (Cap Marcenaria). Duas medem 1,30 x 2,65 m e uma tem 1,45 x 2,65 m - e se encontram num ângulo de 90 graus. O trilho fica embutido no rebaixo de gesso. No piso, pinos travam a estrutura quando recolhida.
Detalhe: as laterais chanfradas dão leveza às portas (de 4 cm de espessura). Esse corte se repete nas laterais do puxador3 4 

3- Ripas em relevo e roldanas aparentes
A entrada da área íntima, no hall do apartamento, ganhou uma porta (1,05 x 2,10 m) desenhada com ripas em relevo (2 x 0,5 cm, com intervalos de 1 cm, da Cunha Marcenaria) que se desloca por meio do mecanismo aparente de aço inox (Navona). Projeto dos arquitetos cariocas Eliane Fiúza e Luiz Henrique Medeiros.
Detalhe: a barra presa com afastadores vem com duas roldanas que sustentam o painel. "O peso da estrutura define a quantidade de pontos de fixação na parede", explica Eduardo da Silva, da Navona. "E a barra de aço deve ter pelo menos o dobro do tamanho da porta."

589_portas_05

4- Trilho embutido e guias garantem o deslocamento fácil
Duas folhas de 1,05 x 2,40 x 0,04 m, com acabamento de laca fosca e delicados frisos na horizontal (Marcenaria Magnólia), ligam o quarto ao banheiro do casal. "A abertura generosa torna o ambiente confortável. O espelho na bancada reforça essa sensação", diz a arquiteta Carmen Zaccaro, que assina o espaço com Marise Kessel.
Detalhe: o puxador de 50 cm é entalhado na madeira. O trilho embutido no gesso e as guias na parte inferior dos painéis permitem o deslocamento fácil e mantêm o piso liso.

89_portas_06 89_portas_07

5- Portas de correr paralelas
Mãe de dois filhos, a arquiteta Anna Backheuser ( Ateliê de Arquitetura), do Rio de Janeiro, dividiu o family room em dois ambientes - de brinquedos e estudo - junto à sala de jantar. "Gosto dessa convivência próxima e lúdica", revela. Para delimitar os espaços, portas de correr paralelas (2,40 x 1,60 m, com pintura automotiva azul e roxa, execução de Antônio Augusto Kós). Os puxadores têm a altura total da porta.
Detalhe: parece um friso, mas na realidade a faixa branca é uma linha de 0,5 cm, pintada com tinta vinílica. Repare que o trilho está embutido numa canaleta montada junto à viga estrutural.

89_portas_08 89_portas_09

1 comentários:

eu queria saber se tem como fazer 4 portas de correr, 2 escondendo de um lado e duas escondendo do outro lado sem ter trilho inferior para dar continuidade ao piso. bianarc@gmail.com

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More